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18 de Abril de 2024

Nova cláusula no contrato de honorários advocatícios e a desconsideração de mensagens por meio de mídia social

Publicado por Lize Borges
há 8 anos

Nova clusula no contrato de honorrios advocatcios

“Cláusula Quinta: A utilização de mensagens por celular, WhatsApp ou qualquer outro meio de mídia social será desconsiderada e em caso de insistência será cobrado valor de hora consulta nos termos da tabela da OAB/PR. Aplica-se a mesma medida para ligações telefônicas fora do horário de expediente e finais de semana ou feriados.”

Atualmente os advogados estão sendo consultados sobre o andamento de processos com mensagens noturnas e diurnas. Imagine você que às 23:30 ou às 06:30, alguém lhe envie uma mensagem para saber de uma proposta de acordo ou sobre a distribuição de uma medida judicial?

Com a popularização dos smartphones a facilidade de comunicação tem causado problemas e o que é pior, falta de respeito. Não é possível, salvo situações específicas e se acordadas entre as partes, que o advogado fique à disposição de seus clientes 24 horas.

Esses dias me chamou a atenção uma postagem publicada pela advogada Joice Ferraz Rothbarth em seu perfil do Facebook a respeito do tema, e lhe pedi autorização para citá-la:

“Prezados Clientes. Antes de qualquer coisa, quero dizer que sou muito grata por tê-los em minha vida profissional, e não vejo problema algum em tê-los como amigos no Facebook, WhatsApp e outros programas e redes sociais. Ao contrário disso, pois com o tempo desenvolvemos amizade. Contudo, gostaria de ressaltar que utilizo esses meios de comunicação para contato com familiares, amigos e colegas, com finalidade única de lazer, e JAMAIS PARA TRABALHO. Portanto, peço a compreensão, no sentido de que, quando precisarem, entrem em contato através do telefone do escritório (xxxx) ou pelo e-mail criado com finalidade profissional (xxxxxx). Obrigada!”

Fonte: OABSJP | Por:Jaiderson RivarolaVice-Presidente da OAB/PR – Subseção SJP

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39 Comentários

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"Contudo, gostaria de ressaltar que utilizo esses meios de comunicação para contato com familiares, amigos e colegas, com finalidade única de lazer, e JAMAIS PARA TRABALHO."

Acerca das palavras em caixa alta duvido muito que ele mantenha esta posição, em especial sobre as intimações que a Justiça tem feito pelo aplicativo ... é só avisarem que ganhou uma causa e o dim dim dele vai sair que a coisa muda de figura.

Quanto aos clientes estes têm o direito de enviar mensagens a hora que quiserem, até porque é possível silenciá-los ... ademais o advogado não está obrigado a ter um único whatsapp e nem mesmo a responder de imediato a mensagem, portanto é completamente diferente de um telefonema.

Pior que isso é a vida de médico. continuar lendo

Cada um trabalha da forma que deseja caro colega. Se para você não há problema algum em receber esse tipo de mensagem fora do seu horário de trabalho, tudo bem, esteja a disposição de seus clientes, ou pacientes 24h, Aliás, sendo você médico, e, dependendo de sua área, isso se torna um dever, não uma escolha. Eu escolhi ser advogada, e segundo meu código de ética, tenho o direito de atender meus clientes no horário que me for mais favorável. Que Deus atenções seu trabalho sempre. continuar lendo

Pois é Daniele Carvalho Pereira,

O mais engraçado é que ninguém pensa em pagar consulta aos mesmos médicos pra quem ligam na madrugada não é mesmo?

Mas a chave de toda a problemática está no cliente ... é só ele chutar os advogados que fazem menoscabo dos seus processos e bingo ... tudo muda.

O único advogado que é incomodado fora do seu horário é aquele que durante seus horário de trabalho não deu a devida atenção ao cliente.

E diga-se de passagem tais observações só servem para o cliente pobre é claro ... duvido tal regrinha valer se o cara tiver muito dinheiro e poder e isso alavancar o advogado ... por estes até matam. continuar lendo

Não concordo com a sua colocação caro colega nesta frase: "O único advogado que é incomodado fora do seu horário é aquele que durante seus horário de trabalho não deu a devida atenção ao cliente."

Não é somente o advogado que não deu atenção ao cliente que é incomodado, pode surgir algo novo que leve o cliente a procura-lo fora do horário do escritório, cito por exemplo o cidadão ser preso dirigindo alcoolizado de madrugada, ele vai procurar seu advogado de confiança de madrugada e pronto, e isso não tem nada a ver com o profissional ter dado a devida atenção ou não. continuar lendo

É bem fácil falar ou escrever isso, quando se vive no anonimato com é seu caso, que utiliza de apelidos para se pronunciar sobre fatos concretos. Antes de qualquer opinião, mostre sua cara. continuar lendo

Perfeito manual de como NÂO se deve advogar.

Quem coloca barreiras para atendimento ao cliente, acaba perdendo para aqueles que os atendem a qualquer hora.

O advogado tem que entender que ele precisa, acima de tudo, ser empreendedor. Quem tem a mentalidade de celetista vai viver reclamando da falta de dinheiro e de que o mercado está ruim e toda aquela conversa derrotista. continuar lendo

Ótima observação, Eugênio. continuar lendo

Isso mesmo caro colega ... a concorrência agradece ... aos acomodados incomodados um chute dos clientes exigentes.

Aliás, basta a causa ser milionária que o "JAMAIS PARA TRABALHO", vira "NUNCA É DEMAIS PARA TRABALHO" ... e ainda põe a culpa no corretor ortográfico. continuar lendo

Sim, atenda a qualquer hora, enlouqueça, sofra um infarto. Tem uma cama na UTI cardiológica, te esperando! Só louco faria isso! continuar lendo

Doutora Lize Borges, ótima abordagem. A inconsequência das pessoas é que desvirtua o propósito de ferramentas tecnológicas imensamente úteis e, porque não dizer, ainda, tornadas indispensáveis na vida profissional dos causídicos hodiernamente, tais como a variedade de mídias sociais. O WhatsApp, grande destaque entre estas últimas, provou-se um meio prático, rápido e muito eficaz de comunicação, sendo-o de tal forma que até já servira à propósitos mais formais, como a promoção de acordos extrajudiciais (tem-se notícias de experiências de sucesso no Distrito Federal e em outros estados), porém, como de praxe, há sempre aquele (s) cliente (s) que permite-se o luxo do excesso, concluindo pela robotização da relação estabelecida com seu procurador (a). E o aparelho telefônico não cessa. É mensagem atrás de mensagem. Fotos, choramingos, reclamações, pressão, etc... E para toda pergunta o cliente deseja uma resposta instantânea. Para cada eventualidade do processo, não há espaço para raciocínio, precisa-se de uma medida em brevíssimo lapso de tempo (senão instantânea kkkkkkk). É desconcertante. O controle dessa situação demanda disciplina e elegância, tal como a Doutora ilustrara com o exemplo citado em seu artigo. Parabéns pelo escrito. Receba minhas saudações. continuar lendo

Utilizo bastante o whats para fazer contato com meus clientes, mas deixo claro que somente respondo, em regra, no horário comercial. Normalmente respeitam. Aqueles que enviam mensagens em horários inapropriados obtém respostas no dia seguinte.

Os contatos são curtos, ou seja, não se prestam a responder consultas, até por que este não é o canal indicado.

Enfim, utilizo e recomendo, embora tenha ciência de que alguns inconvenientes ocorrerão, o que é normal. continuar lendo